As Fases Lunares Na Carta Natal
Neste vídeo conversamos sobre os seguintes tópicos:
- Não vamos falar de escolhe a fase para determinadas atividades, mas como a fase lunar pode ser utilizada na análise do mapa natal
- Vamos voltara na história para compreender como era a visão dos antigos sobre a vida, sobre a cosmologia.
- Os conhecimentos de Aristóteles, sec IV aC, tiveram uma grande influência sobre a Astrologia.
- Ele dizia que existiam dois mundos, o terrestre e o celeste, e a ligação entre os dois era feita pela Lua. A Lua é a ponte que une o mundo divino ao mundo terreno.
- Na Astrofísica, quando estudamos a gravidade, efeito de maré, percebemos esta relação marcante entre a Terra, seu satélite, Lua e o Sol. As porções de luz do Sol e o movimento da Terra / Lua causam as estações ou fases lunares.
- A Astrologia tem suas bases definidas sobre a Teoria das Esferas. Quando falamos de características de calor – frieza, umidade – secura, benefício, malefício, estamos falando das posições dos luminares e planetas nas esferas celestes
- A Terra e sua atmosfera estariam contidas na esfera sublunar, e acima dela existiam as esferas planetárias, seguindo a sublunar, viria a esfera da Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, e Saturno, e acima de Saturno a esfera do movimento primário, ou primeiro motor que definia o dia e a noite, e depois a esfera das estrelas fixas.
- A esfera sublunar, onde a Terra estaria contida, seria a esfera onde os 4 elementos da natureza, e suas qualidades primitivas, se movimentavam. Estavam em constante mudança, e transformação.
- Segundo Aristótes, quando o espírito descia para reencarnar, ele passava pelas esferas de cada planeta, o que podemos associar com a posição e condições astrológicas dos planetas na carta natal.
- A alma aguardava os momentos de fase nova ou cheia, em grupos de almas, esperando seu momento particular de nascer. Estes dois momentos são conhecidos como lunações, Syzygy.
- Na carta, a Lua nova ou cheia anterior ao nascimento é um ponto sensivel tanto para vitalidade, como para momentos marcantes, de mudanças. é a Lunação Pré Natal, ou SAN.
- Como identificar a fase d aLua em que você nasceu?
- Trace uma linha de 180 graus, da posição do Sol. Se a Lua estiver posicionada, no sentido do zodíaco, no perímetro do sol até 90 graus, é fase nova, de 90 graus até o ponto da linha (180) é fase crescente. Mas se estiver depois desta linha até 90 graus, se aproximando do Sol novamente, ou seja, em grau antes do Sol, é fase cheia, e ainda depois de 90 graus, se aproximando mais ainda do Sol, é fase minguante.
- As fases lunares têm a mesmas qualidades da natureza que as fase do Sol. Quais são as fases do Sol? São as estações.
- A fase nova tem qualidade quente e úmida, temperamento sanguíneo.
- A fase crescente, qualidade quente e seca, temperamento colérico.
- A fase cheia, qualidades fria e seca, melancólica, e
- A fase minguante, qualidades fria e úmida, temperamento fleumático
- Quando associamos estas informações à posição da Lua por signo na carta natal, temos condições de compreender ainda mais como se dá a expressão emocional do nativo.
- Por exemplo:
- Lua em Peixes, tem uma qualidadde fleumática, elemento água muito forte, mas de acordo com a fase lunar, pode ganhar mais secura, e se tornar menos instável.
- Lua em Peixes na fase nova, ganha calor, mas acrescenta umidade. Torna-se mais envolvida com o meio, participativa, mas melhora sua expressão ativa.
- Lua em Peixes na fase crescente, ganha calor e secura, o que torna sua expressão menos instável, permanece criativa, e ganha um pequeno tom de praticidade.
- Lua em Peixes na fase cheia, ganha mais frieza, mas também um pouco de secura. A secura virá em ritmo mais lento, mas a frieza acentua a introspecção. E pode representar timidez.
- Lua em Peixes na fase minguante, aumenta tanto frieza, quanto a umidade, criando um comportamento muito envolvente com o meio, permeável, com tendência mais instável emocionalmente. Pode ser muito criativa, mas com pouca habilidade para expressão ativa.
- Mas, lembre-se que tudo depende do restante da carta. Nada funciona sozinho na Astrologia!