Dorotheus de Sidon (Séc I D.C.)
Dorotheus de Sidon foi um influente astrólogo do primeiro século depois de Cristo, e sua obra mais conhecida é um poema grego elaborado em cinco livros conhecido literalmente como Pentateuco.
Seu trabalho teve um enorme impacto sobre os astrólogos subsequentes, tanto helenistas , como nas tradições medievais. Sua obra original já não sobrevive em sua totalidade, embora tenhamos uma tradução em inglês, procedente de uma tradução árabe, e esta de uma persa do poema grego original, bem como dispersos fragmentos de sua obra que foram preservados por astrólogos mais tarde em grego e latim.
Os quatro primeiros livros de seu Pentateuco lidam com astrologia natal e o quinto com astrologia catárquica. De um modo geral, os dois primeiros livros abordam métodos tópicos para estudar as diferentes áreas da vida do nativo, muitas vezes envolvendo o uso de Significadores como Senhores do Tempo específicos e lotes. O terceiro livro centra-se nas técnicas de comprimento vida, enquanto o quarto livro lida com a senhor do tempo técnica conhecida como Profecção, bem como outros assuntos como a trânsitos e doenças. Seu quinto livro é o primeiro e o mais longo trabalho sobre astrologia catárquica da tradição helenística.
Apesar da obra Doroteu ter sido escrita no final do 1º século dC, ele já estava agindo como mais um compilador de doutrinas anteriores, ou pelo menos é como ele se retrata em seu breve discurso de prefácio. Ele diz que ele viajou extensamente no Egito e na Mesopotâmia e recolheu informações de algumas das autoridades astrológicas mais importante nessas duas áreas (Doroteu 1, 1:4-5; 5, 1: 1-4)
Parece ter tido alguma relação com um dos textos astrológicos atribuídos a Hermes, embora a natureza dessa relação não seja exatamente clara devido a alguma confusão no texto existente. No início do trabalho diz que Dorotheus está escrevendo para o filho Hermes, e não está claro se este é simplesmente o nome de seu filho, ou se isso é algum tipo de dispositivo literário. Pingree pensa que a referência ao Hermes indicado era um estudante ou um discípulo de Dorotheu, como é frequentemente o caso quando tais referências são usadas nas obras filosóficas da tradição hermética (Pingree, Dorothei Sidonii, p. VII).