Vettius Valens (120-175 dC.)
Vettius Valens era um astrólogo da Antióquia, que viveu em meados do século II. Hoje Valens é conhecido pelo seu tratado enciclopédico de nove livros astrológicos chamados Antologia (Ἀνθολογίαι). Valens é a única fonte sobrevivente mais importante para o estudo da tradição helenista da astrologia por ter sido um astrólogo praticante, ele cita uma ampla variedade de fontes anteriores, e ele usa mais de 100 gráficos de exemplo para demonstrar sua técnicas astrológicas.
Valens nasceu na antiga cidade de Antioquia, que hoje corresponde à região da Turquia. O imperador Marcus Aurelius nasceu cerca de um ano mais tarde, então os dois foram contemporâneos, assim como Ptolomeu. Mas diferente de Ptolomu, Valens era Astrólogo.
Em um ponto em sua vida Valens viajou para o Egito em busca de técnicas mais precisas de Senhor do Tempo, e eventualmente lá se estabeleceu e montou uma escola em Alexandria.
Valens se envolveu em um naufrágio, quando tinha 34 anos, em torno do ano de 154 dC, e no livro 7 da antologia , ele apresenta os gráficos de cinco outras pessoas que estavam no mesmo navio.
O período de atividade de Valens termina no início do ano 170. Isto é ao mesmo tempo que a praga de Antonine eclodiu em todo o Império Romano, e é possível que Valens tenha sido um dos milhões de pessoas que sucumbiram a ela, apesar de ser um fato puramente especulativo.
.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
A antologia
A antologia chegou até nós em nove livros separados. Alguns dos livros parecem ter sido originalmente publicados como unidades autônomas, como livro 7. Outros livros parecem formar grupos inter-relacionados, pois brem tópicos e temas, como é o caso dos livros, 4, 5 e 6 nos quais ele lida em geral com a técnica de Profecção e Senhor do Tempo em procedimentos semelhantes.
O estudo de Valens é riquíssimo para se entender a regência das casas, derivação de casas, uso de significadores como Senhores do Tempo.
Valens apresenta um tipo de estoicismo astrológico modificado. Era completamente convencido de que tudo acontece de acordo com o destino, e ele diz que os astrólogos são destinados a ser soldados e profetas do destino. Ele rejeita a noção que a astrologia eletiva possa ser usada para mudar o destino.
Fontes:
Campion, N., An Introduction to the History of Astrology, p.35; Institute For the Study of Cycles in World Affairs
Brennan, Chris, Hellenistic Astrology – The Study of Fate and Fortune – Amor Fati Publications