O Vazio da Lua
Nas colunas astrológicas sobre previsões gerais é comum o termo “fora de Curso”. Geralmente quando o assunto é a condição da Lua.
Antes de partirmos para compreender o que esta condição representa, vamos entender comoe ste conceito sofre algumas mudanças ao longo da Historia astrológica e consequentemente para os astrológos contemporâneos.
O conceito de “vazio do curso” aparece pela primeira vez na tradição helenista, em torno do século 1 E.C.
Para os helenistas a Lua era considerada fora de curso se não estivesse se aplicando em aspecto maior (sêxtil, quadratura, trígono e oposição), ou conjunção com nenhum planeta dentro dos 30 graus do signo. Isto mporque para os Helenistas a ideia de aspecto por grau (aplicação, separação) não existia. Um planeta ou luminar poderia formar aspecto com outro, por relação zodiacal somente. Ou seja, o signo é quem dava a condição do aspecto. E esta é a base do aspecto, cujo termo significa algo parecido com “ver”. Nesta condição a Lua estava solta, e ficaria nesta condição por aproximadamente 1 dia e meio.
Para os Helenistas
O termo grego original para o vazio naturalmente era kenodromia (κενοδρομία), que significa “funcionar no vácuo”.
Para os helenistas, assim como em outras épocas, algumas considerações eram importantes. Em Mathesis Livro IV, Julius Firmicus Maternus diz que Lua não é vazia de curso se um benéfico (Júpiter ou Vênus) estiver em um ângulo, ou seja, uma casa angular: a 1, 4, 7 ou 10).
Com os árabes, que introduziram a ideia de orb planetário, o conceito se alterou. A “lua Vazia de Curso” era considerada quando a Lua não se aplicasse em aspecto a um outro planeta até mudar de signo.
A introdução do orb de aspecto cria as novas dinâmicas aos aspectos. Com a utilização dos aspectos usando graus, ao invés de signos, veio a introdução de zonas de influência ou orbs, consistindo de um determinado número de graus em que o aspecto é eficaz tanto antes como após o grau exato do aspecto.
Seguindo a adoção de orbs e aspectos baseados em graus, ao invés de signos, os árabes também começaram a usar um sistema muito complexo de separar e aplicar os aspectos e tais relações como translação e coleção de luz, refranação, proibição e frustração. Estas mudanças permitiram extrair uma grande quantidade de informações sobre a interação, tanto do passado e do presente dos planetas envolvidos.
“Portanto, se você encontrar o Senhor do Ascendente e a Lua vazios, é claro não se unindo a ninguém, proclame o retardamento e o prolongamento do assunto, e que o assunto deve ser menos estimado de acordo com o que você vê. E olhe para o planeta ao qual a Lua se unirá, depois de sair do signo em que se encontra e julgue o resultado da questão de acordo com o planeta “. –
Masha’allah “On receptions”
William Lilly, Séc XVII traz a ideia da Lua Vazia de curso como um dos requisitos pré julgamento da carta. Em sua concepção, algumas situções impediriam a carta de ser interpretada. A carta não era “radical” e não poderia ser lida. Em uma destas considerações ele cita a Lua Vazia de Curso.
COMO INTERPRETAR
Bem, se você está buscando esta informação para uma carta natal, saiba que este tema é pouco considerado na Astrologia Natal. Isto porque as condições da Lua são importantes para compreender o desenrolar dos acontecimentos, o timing dos eventos.
Na carta natal, a Lua vazia, assim como um planeta sem dignidade dirá mais sobre a qualidade dos assuntos por eles significados, do que propriamente os próximos passos.
Para a Astrologia horária, há algumas abordagens diferentes. Em geral, quando a Lua muda de signo antes de aperfeiçoar o aspecto, indica uma mudança muito significativa na “sensação” da situação antes de resolver. Mas alguns astrólogos definem o vazio da Lua, como um esvaziamento do assunto, uma perda de impulso.
Seja qual for sua linha de abordagem, tenha em mente que o próximo aspecto aplicado pela Lua dirá sobre o desenrolar dos eventos na questão mencionada.
Fontes:
Dykes, Benjamin N. (trans. and ed.), Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma’shar and al Qabisi, Cazimi Press, Minneapolis, MN, 2010.
Lilly, William, Christian Astrology, 1647 (repr. Ascella, London, 1999).
Porphyry the Philosopher, Introduction to the Tetrabiblos, trans. James Herschel Holden, American Federation of Astrologers, Tempe, AZ, 2009.