T2E1. O Papel Das Mulheres Na Astrologia Antiga
Não diferente de outros ramos do conhecimento, não é muito fácil encontrar histórias sobre a participação das mulheres na Astrologia Antiga. As mulheres eram consideradas menos providas de inteligência, mas pesquisei e encontrei alguns relatos.
Neste episódio, trato da história de Júlia Balbila, dama de companhia da esposa do Imperador Adriano, que vinha de uma família de astrólogos. Júlia era bisneta do astrólogo Trasillos , e esteve muito vinculada à família do imperador, de forma a se intuir sua influência sobre o envolvimento do imperador com a Astrologia.
Um segundo exemplo é Hypatia de Alexandria, astrônoma, filósofa e matemática, uma mulher á frente de seu tempo, vestia-se como um professor, e não usava as vestimentas comuns para uma mulheres de sua época. Ela também dirigia sua própria carruagem. Hypatia ficou mais conhecida por seu trabalho na matemática.
A terceira mulher citada no áudio é a Rainha Seondeok de Silla, região antiga da Coreia do Sul. Como filha mais velha, Seondeok herdou o reino de seu pai, tornou-se a primeira rainha de Silla, e se dedicou muito para a expansão das ciências, construindo uma torre para observação das estrelas, a Torre da Lua e das Estrelas, que existe até hoje, como ruína.
Buran de Bagdá é o quarto exemplo citado no áudio, e esta sim se envolveu diretamente com a Astrologia, e esteve envolvida também na criação da Casa de Sabedoria, uma academia de ensino astrológico, que foi muito conhecida em seu tempo.
Conheça as histórias destas personagens, neste primeiro episódio da segunda temporada do Podcast de Histórias Astrológicas.
Fontes:
1 . Patricia Rosenmeyer, Inscrições de Versos Gregos no Egito Romano: A Voz de Julia Balbilla, Antiguidade Clássica 27, nº 2 (2008): 334-358
2. Tamsyn Barton,. Astrologia Antiga (Londres: Routledge, 2002).
3. Lee, Bae-yong . Women in Korean History. Ewha Womans University Press, 2008.
4. Wollock, Jennifer G. Rethinking Chivalry and Courtly Love. Praeger, 2011
5. Kenneth Johnson, BURAN OF BAGHDAD – The Life and Times of an Astrological Woman
In the Early Middle Ages
6. Maria Dzielska, “Hipátia de Alexandria”, Relógio d’Água, 1ª Edição, 2009
Lidia Pita
Adorei este Podcast, imagino que foi uma pesquisa difícil pela obscuridade do tema; gostei muito principalmente de saber da existência da Buran de Bagdá
12/20/2022