Mâshâ’Allah (740-815 dC)
Mâshâ’allâh (740-815), conhecido no Ocidente como Messahalla, era judeu de Basra, e era o astrólogo líder do final do século VIII.
Seu nome original era Jethro ou Manasseh (as autoridades diferem); Mâshâ’allâh é uma frase árabe que significa ‘o que Deus fez’. Quando jovem, ele participou da fundação de Bagdá.
Mâshâ’allâh foi o autor de mais de duas dúzias de tratados astrológicos que foram considerados obrigatórios tanto pelos árabes quanto pelos europeus ocidentais. Entre seus livros estavam The Revolution of the Years of Nativities [Solar Returns], The Revolutions of the Years of the World [Aries Ingresses], Conjunções, Carta sobre Eclipses, Recepção dos Planetas ou Interrogações, e um livro sobre A Construção e uso do Astrolábio. Duas listas de seus trabalhos conhecidos foram publicados.
Há uma tradução em inglês dos quatro capítulos do Livro de Natividades de Mâshâ’allâh e uma tradução moderna em espanhol dos livros sobre As revoluções dos anos do mundo, Conjunções e Recepção dos Planetas ou Interrogações.
.
Mâshâ’allâh era familiarizado com a astrologia persa e indiana, e dizem que usava um conjunto de tabelas astronômicas compiladas para Shâh Khusrau Anûshirwân no século VI. Estes foram baseados em um conjunto indiano anterior e, portanto, foram encaminhados para um zodíaco fixo. Um resumo posterior de seu livro Sobre Conjunções, Religiões e Povos foi publicado, traduzido para o inglês pela E.S. Kennedy, e com um extenso comentário de David Pingree. É um esboço da História Mundial (do ponto de vista do Oriente Médio) em uma estrutura de gráficos do ingresso em Áries.
Fonte:
Cura- Centre Universitaire de Recherche en Astrologie