A Astrologia Eletiva é uma ramo da Astrologia que nos dá informações para a escolha de um momento ideal para o início de uma atividade.
Escolher um momento auspicioso para um lançamento de produto/serviço, abertura de uma empresa, casamento, assinatura de contrato, realização de uma cirurgia são algumas possibilidades tratadas na Astrologia Eletiva. No entanto, até mesmo para uma conversa importante esta técnica pode ser utilizada.
O princípio da Astrologia Eletiva é o movimento planetário ao longo do dia, e do ano, que nos apontará para as possíveis condições de sucesso de um determinado evento.
Este é um estudo antigo, talvez o mais antigo de toda a Astrologia, onde podemos observar nas culturas mais remotas a observação da Lua e sua fases, e também do solstícios e equinócios como momentos auspiciosos para determinadas ritualísticas.
A questão da ética e moral
É possível identificar um momento auspicioso para qualquer evento, independente de sua natureza? Sim, é possível, mas o astrólogo deve realizar?
Este é um impasse ético. Por exemplo na da escolha de um momento para o nascimento de um bebê. Quando o astrólogo escolhendo o momento astrológico adequado às solicitações paternas estaria interferindo nos planos naturais da vida deste pequeno ser.
Por este motivo alguns astrólogos não trabalham com análises eletivas para nascimentos.
O mesmo podemos estender para situações tidas como distantes da moral e regras sociais vigentes. Seria inadequado escolher um melhor momento para um assalto, ou para uma traição, e assim por diante.
A contrapartida da carta natal
Algumas questões eletivas devem também ser analisadas de acordo com as promessas natais, tais como casamentos, busca por sucesso, popularidade, e muitas outras nas quais podemos investigar condições da vida.
A pergunta é: Há uma tendência já expressa na carta natal para tal situação? Para isto, o astrólogo observará o tema eletivo e suas condições de realização.
O mesmo fazemos para a Revolução Solar. Quando observamos a possibilidade do evento ocorrer pelas promessas natais, podemos prosseguir.
A eletiva funciona como a identificação da oportunidade a ser aproveitada, e a carta natal juntamente com Revolução Solar a promessa do nativo em obter esta oportunidade para si.
O que observar
Aprender a Eletiva é questão para um curso, mas podemos destacar alguns pontos que são importantes analisar .
O primeiro é definir o período de tempo a analisar. Não é produtivo analisar indefinidamente os dias. Necessitamos saber qual período o consulente deseja que o evento será realizado, um mês, dois meses…
O segundo é definir o significador, qual planeta significa a situação. Por exemplo, um processo jurídico tem como significador Júpiter, mas o planeta regente da casa respectiva ao tema é um significador importante. O regente da casa 7, é o significador de um casamento, ou um relacionamento, mas Vênus também será um significador importante neste caso, como símbolo natural do romance.
Sempre a Lua simboliza o desenrolar do acontecimento. É ela quem importa, é a matéria a ser observada, o próprio acontecimento em si. As condições de dignidades e debilidades dos significadores e da Lua são muito importantes.
Não se deve escolher momentos em que a Lua se aproxima de aspecto difícil com outro planeta, ou mesmo quando está fora de curso.
Quanto mais planetas em dignidades essenciais na carta, melhor é, especialmente em casas benéficas, ou produtivas.
Os aspectos aplicados pela Lua indicam o que vem a seguir. Escolha um momento em que a Lua se encaminha para um bom aspecto.
O planeta regente do ascendente deve ter boa posição por casa. Este é um dos principais pontos da análise Certifique-se de que o momento escolhido o coloque em um bom lugar, que receba e aplique aspectos harmoniosos, e também que tenha dignidade essencial.
Estes são os principais pontos a observar. É claro que de uma maneira muito genérica, abrangente.
Cada tema tem suas particularidades. Escolher um momento para curar uma doença, extrair um dente é diferente de uma eletiva para alcance de popularidade. Um bom momento para abertura de uma empresa é diferente de um bom momento para o encerramento das atividades, ou mesmo uma aposentadoria.
Fontes: Dorotheus de Sidon, Carmem Astrologicum
Benjamin Dykes, Choices and inceptions – Traditional Electional Astrology